Blog

parede de tijolo aparente

A inspiração por trás do sucesso da parede de tijolo aparente

Você já reparou que parede de tijolinhos nunca deixa de ser tendência? Isso porque criar uma parede de tijolo aparente é construir um projeto atemporal, baseado nos conceitos industrial e rústico, que revelam ambientes modernos e cheios de personalidade há mais de um século. Neste conteúdo, vamos debater o que está por trás do sucesso perene da parede de tijolo aparente. Descubra como essa ideia pode ressignificar a obra e surpreender no resultado do projeto arquitetônico.

Boa leitura! 🙋🏼‍♀️

Tijolo aparente é tendência desde 1960

Uma parede de tijolos à vista nunca passa despercebida. Você certamente tem seu estilo favorito, uma pasta de fotos com referências de projetos bem-sucedidos e aquele material de que mais gosta de trabalhar nas suas obras. Mas o importante aqui não é debater o gosto pessoal e, sim, buscar entender essa sobrevida marcante que faz a parede de tijolo aparente perdurar no tempo.

Ele surge como uma novidade nos Estados Unidos dos anos 1960, quando fábricas foram desativadas e passaram a ser casas. Na intenção das famílias de valorizar aspectos domésticos sem perder os traços industriais, surgem os fenômenos arquitetônicos chamados de “industrial” e “rústico”.

Segundo a revista americana Harper’s Bazaar, “a princípio, quando esses estilos surgiram, expor canos e estruturas metálicas não era intencional, mas, atualmente, essa estética é aderida por diversos designers”.

O que pode explicar o sucesso?

Para compreender esse sucesso, vamos começar com a parte prática: depois de feitas, essas paredes raramente precisam de algum reparo ou demão. O tijolo aparente dispensa manutenções típicas de outros tipos de acabamentos, como lixamento e pintura, e mesmo assim consegue decorar a casa por várias gerações.

Entre as vantagens, estão a resistência e a durabilidade do material, o conforto térmico e a versatilidade desses projetos. Além disso, há a questão da falta de simetria, com diferentes texturas e variações de tons, que traz essa identidade ao espaço e transmite resistência, força e conexão com a nossa ancestralidade.

Ter uma parede como essa em casa, para o seu cliente, é como poder se sentir livre para decorar o ambiente como bem entender. Mesmo sendo destaque nos espaços, essa parede permite que todo o entorno dela seja mutável, principalmente pela sua facilidade em se adequar a diversos estilos decorativos.

Incorpore a parede de tijolo aparente ao seu projeto!

E então, já pensou em como vai ser a parede de tijolinhos do seu projeto? Aposte nesta ideia para criar um ambiente “camaleão”, que é clássico e rústico, moderno e despojado, dependendo do mood do morador. Ofereça a parede como um diferencial e inclua seu cliente na parte criativa, contando com seus palpites para material e tonalidade de preferência.

E, se você estiver se perguntando onde incorporar, saiba que essa parede pode dar origem a fachadas e ambientes internos e externos. Sem restrições.

Para espaços úmidos ou realmente molhados, como banheiro, cozinha e lavanderia, é recomendado o uso de uma cera para preservação do tijolo e conservação por mais tempo. Assim, a umidade também não corre o risco de prejudicar a estrutura. Lembre-se de alinhar esses detalhes antes de bater o martelo sobre o material que vai usar.

Clique aqui e veja como os revestimentos da Lepri podem auxiliar no sucesso da sua obra.

Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo 😄. Precisa de ajuda para escolher o modelo ideal? Fale com a Lepri e peça sua amostra!

LEIA TAMBÉM:
Como a arquitetura influencia a vida das pessoas?
Dicas úteis sobre o assentamento de piso cerâmico: aprenda a evitar o desplacamento!

Compartilhar