Blog

história da cerâmica

Conheça a história da cerâmica

O que você sabe sobre a história da cerâmica? Essa arte milenar tem mais de 9 mil anos, é um dos materiais mais antigos produzidos pelo homem e já passou por sociedades de todo o mundo, fazendo parte das culturas grega, egípcia e chinesa. Continue a leitura para conhecer mais sobre a origem dessa matéria, responsável por criar objetos decorativos, louças, azulejos, telhas, ladrilhos, tijolos e muito mais.

Aproveite o conteúdo! 😊

A origem da cerâmica

O nome “cerâmica” vem do grego “kéramos” (“terra queimada” ou “argila queimada”) e diz respeito justamente ao momento em que o material passou a ser utilizado, ainda na Pré-História. Segundo um artigo publicado pela Universidade Federal de Minas Gerais, a UFMG, a história da cerâmica nasce no momento em que o homem começou a utilizar o barro endurecido pelo fogo.

“A cerâmica passou a substituir a pedra trabalhada, a madeira e mesmo as vasilhas (utensílios domésticos) feitas de frutos como o coco ou a casca de certas cucurbitáceas (porongas, cabaças e catutos).”

UFMG

Ainda segundo o artigo que citamos acima, “as primeiras cerâmicas de que se há notícia são da Pré-História: vasos de barro, sem asa, que tinham cor de argila natural ou eram enegrecidas por óxidos de ferro”. A cerâmica artística ou para construção, surgiu na Antiguidade (de 3500 a.C. até o ano de 476 d.C), apenas em grandes centros comerciais.

Ao que tudo indica, a cerâmica surge sem muita pretensão da parte de quem manuseava o barro e o fogo em casa. Segundo a organização global e revista National Geographic, “as primeiras cerâmicas teriam sido produzidas em um contexto familiar, de forma acidental ou intencional”.

É interessante pensar que o tempo passou e que, hoje, a cerâmica é matéria para produção de tijolos, telhas, pisos e revestimentos, como os da Lepri, que constroem casas para famílias escreverem suas histórias. O ciclo da natureza se faz presente mais uma vez!

E, graças à sua imensa resistência, o uso da cerâmica nunca se limitou a um só destino ou segmento. Ela foi e ainda é utilizada na construção civil, na produção de arte cerâmica, como vasos e esculturas, além de utensílios domésticos para decoração e armazenamento de alimentos. De uma coisa temos certeza: a história da cerâmica ainda está sendo contada 🤍!

História da cerâmica no Brasil

Os registros da história da cerâmica no Brasil começam por volta do meio do ano 800, na ilha de Marajó, no Pará, quando indígenas já realizavam o manuseio da matéria-prima.

“A tradição ceramista — ao contrário da renda de bilros e outras práticas artesanais — não chegou com os portugueses ou veio na bagagem cultural dos escravos. Os índios aborígines já tinham firmado a cultura do trabalho em barro quando Cabral aqui aportou.”

UFMG

Essas descobertas foram feitas quando arqueólogos realizaram escavações na Amazônia, que ocupa 8 das 27 unidades federativas do nosso país. Quando os trabalhos chegaram até o Pará, especialmente na ilha de Marajó, foi que os cientistas encontraram mais objetos históricos. As artes eram sofisticadas e feitas em várias técnicas: raspagem, incisão, excisão e pintura.

Sendo utilizada para tantos fins, a cerâmica também se modernizou, aliou-se à tecnologia e gerou derivações específicas. São elas:

  • Terracota (opaca ou envernizada)
  • Faiança ou prolífera (esmaltada)
  • Grés (que recebe ambos os revestimentos acima citados)
  • Produtos de olaria e de uso caseiro
  • Porcelana (translúcida, biscuit, vitrificada, caolínica ou dura)

Mas, mesmo com a evolução, é importante manter viva a tradição. Aqui no Brasil, um projeto em escolas, instituições e comunidades na cidade de Santarém (PA) mantém vivas as raízes e memórias existentes há quase um século na tradição ceramista dos tapajós. Clique aqui para conhecer!

E então, gostou de aprender mais sobre a história da cerâmica? Nós ficamos animados com a pesquisa! Te convidamos agora a conhecer as produções da LEPRI, que nascem com a utilização de produtos cada vez mais ecológicos. Fique bem e até o próximo conteúdo!

Compartilhar