Blog

Um Ambiente Cheio de Significados

   

 

 

 

 

O Terreiro, um espaço-instalação artística com foco na ancestralidade afro-brasileira criado pelo arquiteto Alexandre Salles (Estúdio Tarimba) vem ganhando destaque na mídia e entre os visitantes da CASACOR São paulo 2024. O espaço tem 141 m² e o protagonismo fica por conta da cor terracota, criando a noção do pisar no chão, da terra batida. “Usar lajotas e revestimentos que criem essa ligação com a terra e com o barro faz todo sentido”, completa Salles.

Salles, que também é mestre em Semiótica Urbana pela FAU-USP, propõe uma reinterpretação contemporânea dos quintais e terreiros como espaços tradicionais de convívio social, enfatizando sua importância histórica, cultural, religiosa e de preservação de memórias afro-brasileiras.

No ambiente, os pisos cerâmicos são da Lepri, referenciam os materiais e tonalidades usados nos quintais e terreiros. “A grande celebração do projeto é a terra, a terra batida, o pisar forte no chão. Por isso, o fato de ter uma materialidade que provém literalmente da terra e do barro nesta grande parceria com a Lepri”, destaca o arquiteto.

 

 

 

 

 

 

 


A Lepri também participa com seus revestimentos naturais de três tonalidades. “Tudo isso faz com que a energia do espaço fique ainda mais forte”, comemora Salles. Os pisos presentes no espaço são: Olaria Anticatto Contemporâneo Champagne (7×7); Olaria Anticatto Granulatto Terracota 5x10cm, Invecchiatto Paglia 23x23cm e o Invecchiatto Cioccolato 11,5 x 11,5cm.

O espaço central é o protagonista do Terreiro, e conta com um grande círculo com um banco revestido com o Olaria Anticatto Granulatto 5x10cm , revestimento de cor terracota “suave “ e que tem um formato ideal para arquitetura orgânica. Para o projeto, o arquiteto conduz ainda uma parede com código de inteligência artificial que faz uma homenagem às matriarcas, as mães. 

O ambiente é preenchido de elementos verticais que evocam materialidades e memórias, plantas e sincretismo em convergência, resultando em um espaço dinâmico de encontros e aprendizados.

“Não tem como referenciar esse terreiro, esse quintal, sem a presença dessas mulheres: as nossas avós, nossas mães e as nossas bisavós. Por isso, terminamos o trajeto com a própria inteligência artificial, sendo um convite para o futuro, mas sem esquecer o passado”.

A Casa Cor São Paulo acontece de 21 de Maio até 28 de Julho

Venha conhecer de perto este projeto lindo!


Compartilhar