A Sustentabilidade é uma causa nobre

Existe algo sobre valorizar a vida, dar um novo significado para os resíduos e proteger as próximas gerações que nos toca profundamente.

Desde o surgimento da Lepri, há mais de 100 anos, nossa preocupação em investir em inovação para viabilizar uma produção sustentável é inabalável.

Em nossa fábrica, utilizamos equipamentos e práticas ecológicas, como:

Placas de energia solar fotovoltaicas e empilhadeiras elétricas, que fazem com que a Lepri evite a emissão de 229,7 toneladas de CO² por ano.

Sistema de árvores integradas, uma plantação de 60 hectares para neutralizar 480 toneladas do CO² que emitimos na produção.

Com isso na mente e no coração, não poupamos recursos para que o LepriLab desenvolvesse pisos, revestimentos e artigos em cerâmica reaproveitando resíduos da própria cerâmica, além de materiais que seriam descartados e se tornariam poluentes, caso não fossem tratados.

Após muitos estudos, testes e trabalho, chegamos a uma primeira fórmula para atingir esse objetivo em 2005.

Desde então, passamos a usar o vidro de lâmpadas fluorescentes descartadas, após a reciclagem, moídas e tratadas por nós, na massa e no esmalte das nossas cerâmicas.

O lixo eletrônico e as lâmpadas fluorescentes contêm diversos componentes químicos extremamente tóxicos para nós e o meio ambiente.

Quando são enviados para a reciclagem, em vez de serem despejados em aterros, esses componentes são separados e descontaminados, a fim de serem reutilizados como matéria-prima.

A Lepri utiliza esses materiais para moer e trabalhar no LepriLab, que os transforma em massa ou esmalte para os revestimentos.

Com esse processo, reduzimos o tempo de queima dos produtos e, consequentemente, a poluição emitida.

Além da altíssima qualidade e durabilidade, atualmente, 99% dos nossos produtos são ecológicos.

Por ter sido a primeira empresa de cerâmicas a pensar em sustentabilidade, nosso trabalho gerou belos frutos, como prêmios nacionais e certificações importantes:

2005
Lançamento da linha Ecocerâmica Mediterrânea.
2005
2006

Vencemos o Prêmio Planeta Casa, da Revista Claudia.
2006
2007
Lançamento das linhas Ecocerâmica Fendi e Cottone.
2007
2008
Lançamento da primeira linha de Ecopastilhas Brasileiras.
2008
2009
Um ano de muitas novidades voltado para a economia de recursos e a preservação ambiental, como:
● O lançamento da linha Ecomadeira, feita com lâmpadas fluorescentes recicladas.
● O lançamento da linha EcoSlim Bianchetto, com produtos de espessuras mais finas que utilizam menos matéria-prima.
● A criação do conceito “slow ceramic”, inédito no mercado, com o lançamento da nossa linha de Ecopastilha com esmalte biológico.

A ISTOÉ Dinheiro selecionou 50 histórias de organizações empresariais que unem sustentabilidade e inovação. A Lepri estava nessa lista, junto a grandes empresas, como: Avon, Banco do Brasil, Claro e outras!
2009
2010

Nos tornamos membros do GBC, o Green Building Council.
2010
2011

Lançamento da Eco Fachada Ventilada Lepri, produto que dispensa argamassa e rejunte, garantindo mais um Prêmio Planeta Casa da Revista Claudia, na categoria Materiais de Construção.
2011
2012
Além das lâmpadas fluorescentes, passamos a utilizar também vidro de telas, como o de monitores e televisões, para a fabricação das peças.
2012
2013
Lançamento de bricks ecológicos.
2013
2014
Passamos a utilizar rejeitos de cubas e louças sanitárias da Deca na fabricação dos nossos bricks e na linha Ecopastilhas.
2014
2015

● Vencemos nosso primeiro Best in Show na categoria Sustentável, na Expo Revestir, com o revestimento Brick Mattone Brunello.
● Nossas linhas de pisos e revestimentos ecológicos atingiram 95% da nossa produção.
2015
2016

● Vencemos mais um prêmio Best in Show na categoria Sustentável com as Ecopastilhas Paper Bianchetto e Etnica Bianchetto. Ambas fabricadas com vidro de lâmpadas fluorescentes, de telas de computadores, aparelhos de TV reciclados e resíduos da produção de louças Deca.
● Nosso LapriLab descobriu uma forma de aproveitar rejeitos de mineração na produção de bricks, além de reutilização da lama de Mariana.
2016
2018
A Lepri comemorou 100 anos de história, pioneirismo, inovação e sustentabilidade.
2018
2019

99% dos nossos produtos passaram a ser sustentáveis e conquistamos o 2º lugar no Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira (MCB) com o Brick Natura Cappuccino, pelo design inovador e pela matéria-prima, a lama de Mariana.
2019
2020

● Vencemos nosso terceiro prêmio Best in Show na categoria Peça Especial, na Expo Revestir com o Cobogó 4.0. Esse produto também é sustentável, pois é feito com lama de Mariana.

● Este também foi o ano em que vencemos o prêmio Design da Casa Vogue na categoria Revestimento com o Maranello Mont Blanc, também feito com com vidro de lâmpadas fluorescentes, de telas de computadores e de aparelhos de TV reciclados.
2020
2022

Mergulhamos em uma nova causa: a luta contra a poluição dos oceanos.
Mantendo-se na vanguarda da preservação do meio ambiente, a Lepri entrou em contato com ONGs que defendem essa pauta e buscou insumos para criar o Lepri Mare, um produto inédito e inovador no setor de revestimentos, feito com resíduos de plástico retirados do mar e vidro de lâmpadas fluorescentes.
Saiba mais sobre o Lepri Mare!
2022
2023
Aumentamos o nível de consciência e sustentabilidade no mercado de cerâmicas e revestimentos, através de uma nova linha de revestimentos únicos, feitos com a reciclagem dos resíduos de tecido jeans.
Confira o Olaria Índigo.
2023
2024
Criamos uma tendência que é a cara da Lepri, com o Esmalte Biológico! Feito de cinzas do forno a lenha, o produto garante um acabamento único e com o toque de sustentabilidade que amamos.
2024

Reciclar, reutilizar e ressignificar: esta é a nossa história com a sustentabilidade. Qual é a sua?