Tire suas dúvidas

Linha Básica e Linha Invecchiatto:

A limpeza após o rejuntamento deve ser feita após 48 horas de rejuntado. Ela deve ser feita com ácido muriático na proporção de 10 partes de água para uma de ácido. Deve-se primeiramente molhar o piso, aplicar a solução de água e ácido deixar agir por alguns minutos, esfregar com vassoura de piaçava e enxaguar com água abundante. Repetir esta operação enquanto houver resíduos de cimento sobre o piso. Após esta operação lavar o piso com água e detergente neutro, sempre misturando o detergente em água, nunca aplicando-o diretamente sobre o piso.

Tijolinhos Lepri: O assentamento dos tijolos, devem ser a última etapa da obra, para que etapas posteriores não sujem ou danifiquem. A parede deve estar livre de pó, sujeiras e qualquer resíduos que interfira na aderência da argamassa com os bricks. A parede deve estar lisa e sem ondulação. 

Os bricks Lepri podem ser assentados com junta seca, ou seja, sem rejunte. Neste tipo de aplicação deve-se ter cuidado com o alinhamento das peças e com a aplicação da argamassa, para que a mesma não vaze pela junta, danificando e prejudicando o resultado final. Em paredes maiores recomendamos a utilização de junta de dilatação a cada 4/5 metros, e espaços entre o revestimento e obstáculos como paredes perpendiculares e colunas. Por se tratar de produto rústico e artesanal poderá ocorrer variações de formato, e não aconselhamos o assentamento com junta amarrada 50%. O ideal é que as juntas amarradas sejam desalinhadas e não com 50%.

Os bricks Lepri podem ser limpos com detergente diluído em h²O, neutro ou alcalino, que são eficientes na remoção de sujeiras sem agredir o revestimento. Nunca aplique o detergente puro no revestimento, ele sempre deve ser diluído em água nas proporções indicadas pelo fabricante. 

Nunca deixe o detergente secar no revestimento.

Linha básica e Invecchiatto:

Após a limpeza deve-se aguardar o piso estar totalmente seco, para só então realizar a impermeabilização. A IMPERMEABILIZAÇÃO NÃO DEVE SER FEITA COM O PISO AINDA ÚMIDO OU MOLHADO. Para saber se o piso está seco, deixar sobre o piso um pedaço de plástico, preso com um pedaço de madeira ou tijolo, por 12 horas. Se houver transpiração no plástico ainda tem umidade e, portanto não é à hora certa de impermeabilizar.

Nos demais revestimentos Lepri não há necessidade de Impermeabilização.

O piso pode ficar esbranquiçado em três situações:

  1. a) Após o rejuntamento: Pode ser resto de cimento após a aplicação do rejunte. Neste caso deve-se fazer a limpeza com ácido muriático.
  2. b) Após a Limpeza: Neste caso pode estar ocorrendo eflorescência. Os sais do cimento que penetraram nas peças durante o rejuntamento afloram da peça enquanto a umidade vai saindo. Aguardar por dois ou três dias, sem molhar mais o piso, passando apenas um pano úmido, quase seco, para retirar o pó esbranquiçado que fica sobre o piso. Neste prazo a eflorescência tende a acabar.
  3. c) Após a impermeabilização: Quando ocorre nesta fase é porque provavelmente o piso foi impermeabilizado antes de secar totalmente. Se foi impermeabilizado com produto a base de silicone, aguardar alguns dias para que cesse a eflorescência. Se foi utilizado algum impermeabilizante a base de resina acrílica, será necessário a remoção da impermeabilização e impermeabilizar novamente, desta vez com o piso seco.

Em caso de dúvidas consultar o departamento técnico da empresa sobre o que está ocorrendo. 

É a resistência ao desgaste da superfície da peça ou do esmalte, causado pela circulação de pessoas e/ou equipamentos. Isso é muito importante na hora de recomendar o piso, pois áreas de maior movimento precisam de materiais mais resistentes à abrasão superficial.

A história da humanidade mostra que já há milhares de anos, os povos da antigüidade utilizavam artefatos de cerâmica. Com o passar dos anos, no entanto, as características desses materiais foram se modificando, dando origem a produtos de alta resistência, beleza e durabilidade, com um contingente cada vez maior de adeptos. As razões? Veja algumas delas: Antialérgico . Opções que combinam com tudo . Preços que combinam com todos os bolsos . Podem ser utilizados em qualquer ambiente. Limpeza fácil. Fácil colocação. Incombustibilidade (não propaga chamas). Alta durabilidade, resistência e beleza.

A principal diferença está na massa que compõe os dois tipos de revestimento: Pisos – emprega massa com características apropriadas para o uso do produto em pavimentos. Por essa razão tem menor absorção de água e como conseqüência, retração da ordem de 5%. Os pisos também exigem maior resistência à abrasão, pois estão sujeitos ao tráfego de pessoas e objetos. Revestimento de Parede – Por ser um produto com características próprias de produto para parede, apresenta maior absorção de água, para permitir máxima adesão entre placa cerâmica e argamassa, evitando o destacamento da parede. Apresenta menor retração (cerca de 1%), para permitir o uso de juntas de até 2,0 mm, o que garante melhor aparência no acabamento final.

São juntas intermediárias, normalmente mais largas do que as de assentamento, tendo como objetivo permitir a absorção das deformações diferenciais originadas pelas variações térmicas entre as placas cerâmicas.

O contra piso deve ser executado a pelo menos 15 dias, anterior ao assentamento. Os níveis e caimento já devem estar no contra piso. O contrapiso deve estar limpo, livre de poeira, graxas, cal ou qualquer material solto sobre a superfície. Em locais de solo úmido (ex. andar térreo) recomendamos um contra piso impermeável e a argamassa com cimento para evitar surgimento de eflorescência (depósito de sais solúveis em cimento).

Verifique se o material recebido é o que está especificado em pedido. Se o material recebido estiver correto, antes de assentar, aconselhamos medir os ambientes antes do início do trabalho para que não haja interrupção do mesmo, em função de alterações de medidas ocorridas após o pedido ter sido efetuado. Misture as peças de várias caixas para melhor visualização do ambiente final. Aconselha-se acrescentar no pedido 10% da quantidade para cortes e reserva, para evitar solicitação de complementos. Nas áreas externas em dias muito quentes, umedecer o piso antes do assentamento.

Todos os complementos deverão ser solicitados enviando uma peça do lote recebido como amostra para que o material venha numa tonalidade mais próxima possível.

Linha Básica e Invecchiatto Deixar juntas de 7 a 10mm entre as peças e entre peças e obstáculos (pilares, rodapés, paredes e etc…). A diferença de bitola entre as peças é intencional.

Tijolinho Lepri: O ideal é que as juntas sejam desalinhadas e não junta amarrada em 50%. 

Nas cerâmicas não esmaltadas, recomendadas rejunte com cimento e areia fina ou pó de quartzo, na proporção de duas partes de areia para uma de cimento. A cor ficará cinza, na cor do cimento. Nos pisos esmaltados, de acordo com a cor da peça e o gosto de cada um. Recomenda-se utilizar um tom acima ou um tom abaixo da cor do material.

O assentamento deve ser feito com argamassa cimentcola. Para áreas internas e externas utilizar argamassa própria para cada tipo de ambiente, consultando o fabricante ou revendedor dos mesmos. Espalhar a argamassa com desempenadeira de aço dentada com espessura 6mm de cordão e preencher antes o tardoz (parte de trás da cerâmica) com argamassa.