Blog

ARQUITETURA BIOFÍLICA A FAVOR DO BEM ESTAR

A biofilia começou a ser divulgada há uns cinco anos quando estudos mostraram a importância do convívio da natureza nos ambientes, não só externos como também internos, tanto residenciais como comerciais.

Mas o que é de fato Biofilia?

O princípio é bastante simples. Consiste em conectar os seres humanos com a natureza, promovendo bem estar e conforto emocional. 

Segundo o professor William Myers, curador e crítico de design norte-americano, que integrou o conceito de arte e arquitetura a ciência, o Biodesign é a integração do design com sistemas biológicos, muitas vezes tendo em vista alcançar melhor o desempenho ecológico. Em contraste com a concepção que apenas imita a natureza ou se inspira na mesma, agora incorpora organismos vivos no projeto como blocos em construção.

Dentro destes conceitos percebemos cada vez mais uma preocupação em usar elementos que vem da natureza como participantes na industrialização de produtos.

Um exemplo é o que mostrou a Heimtextil 2024 na Alemanha. Segundo os curadores do evento, nós precisamos de uma forma sensível de pensar e de considerar a nossa relação uns com os outros, a tecnologia e a natureza como interligadas e funcionando. Especificamente, nós estamos presenciando uma nova era emergir na indústria têxtil, através de três abordagens diferentes: têxteis à base de plantas, bioengenharia e têxteis tecnológicos. Todas as três direções mostram caminhos para um mundo mais equilibrado. Hoje já existem na Europa plantações de vegetações apropriadas para oferecer através de suas fibras tecidos biodegradáveis.

Mas estes conceitos também estão acontecendo da Arquitetura que já oferece propostas em seus projetos acrescentando vegetações com o objetivo de proporcionar bem estar emocional nos ambientes. 

Os paisagistas atualmente trabalham com este foco, onde os jardins verticais já estão em evidência em escritórios comerciais e também residenciais, já que o trabalho remoto pós pandemia cresce a cada dia. O ambiente afeta o comportamento, assim como o comportamento afeta o ambiente.

Sendo assim, percebemos que este conceito da Bioarquitetura só cresce. Essa é uma das principais proposições da psicologia ambiental, área que estuda a inter-relação entre o comportamento humano e o ambiente que o circunda, seja ele construído ou natural.

Os profissionais de arquitetura, design de interiores e paisagistas já percebendo esta realidade criam propostas inovadoras como desenhar novas formas de floreiras  para cada projeto.

A Lepri sempre antenada, através do seu produto natural e original, ofereceu propostas interessantes neste conceito, apresentadas tanto na Revestir, como será também mostrada na CASACOR São Paulo 2024.

Vejam os exemplos da Lepri na Revestir e um pequeno spoiler do ambiente da Renata Guastelli na Casa Cor SP

Compartilhar