Blog

arquitetura

Como a arquitetura influencia a vida das pessoas?

Um projeto arquitetônico tem tudo a ver com saúde e mobilidade e pode, inclusive, impactar o humor de uma pessoa

Nunca se falou tanto sobre bem-estar e qualidade de vida, inclusive na arquitetura. A discussão tem girado em torno das consequências, boas e ruins, que um projeto arquitetônico pode causar no comportamento humano. É tema da CASACOR 2023, foi destaque na última Expo Revestir e está no centro dos principais debates.

Saiba neste conteúdo como especialistas e pesquisadores tentam compreender a relação entre pessoas e ambientes com mais cautela.

Exemplos

  • Uma casa com pouca iluminação, que quase não recebe luz natural, pode influenciar o emocional e afetar nossas escolhas
  • Com a ventilação adequada, podemos diminuir o risco de alergias nos ambientes
  • Ambientes sem rampa e elevador impedem o acesso de idosos e portadores de necessidades especiais
  • A posição do projeto em relação ao sol pode trazer queda na produção de vitaminas.

Visto isso, cada vez mais, os grandes nomes da área têm promovido estudos e análises sobre o tema. O objetivo é lapidar o conhecimento que temos sobre os impactos de cores, formas, materiais e texturas para nossos sentidos, afetando nossa capacidade de pensar.

Para Nadia Somekh, presidente do CAU/BR (“Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil”), tanto a arquitetura quanto o urbanismo devem ser promotores de saúde e igualdade. Ela acredita que um ambiente pode adoecer ou curar uma pessoa.

“Precisamos aproximar o profissional de arquitetura da população. Não tem nem como discutir sustentabilidade quando ainda existem pessoas sem casa e pessoas morando em situações precárias”, disse Nadia.

“Para resgatar a humanidade, precisamos pensar em ações de urbanidade”

Nadia Somekh, 2023.

Psicologia do espaço

Não é à toa que, com o passar do tempo, a funcionalidade foi virando característica obrigatória nos projetos arquitetônicos, muitas vezes solicitada pelo cliente. A ideia de criar um espaço menor, mas com mais funcionalidade, veio com novos estilos de vida, devido aos apartamentos cada vez mais compactos, projetados para 1 ou 2 pessoas.

O objetivo da ANFA, sigla em inglês para “Academia de Neurociência para Arquitetura”, em sua conferência de 2023, é achar respostas para perguntas como: “quais são os efeitos emotivos e psicológicos da iluminação, acústica e atmosfera, além do impacto do design na saúde e no bem-estar?”

“Corpo & Morada” – CASACOR

A CASACOR entendeu que a arquitetura influencia a vida das pessoas. Em 2023, a mostra anunciou “Corpo & Morada” como tema deste ano, indicando que vê o lar como uma extensão da vida humana. A criação do conceito vem de uma tendência de pensar a casa como um lugar de subjetividade, um lugar maternal, de permanência, um lugar de conhecimento.

 

arquitetura casacor sp

Com isso, podemos esperar aconchego e conexão nesta próxima edição do evento. Os ambientes prometem trazer intimidade e conforto, com aquela sensação gostosa de se estar em casa.

Gostou do conteúdo? Então inscreva-se na newsletter da Lepri para receber conteúdos exclusivos no seu e-mail. Até a próxima!

Compartilhar