Blog

A CASACOR e a importância de valorizar a arquitetura sustentável

A CASACOR é um evento ligado às pautas de sustentabilidade no Brasil e no mundo, sempre atrelada a lançamentos de baixo impacto na saúde do planeta e no uso consciente de recursos naturais. E, em sua 36ª edição, a mostra traz como tema “Corpo & Morada”, exaltando o autocuidado e a introspecção da casa. A temática veio da pandemia, que mudou as estruturas antigas e alertou para o fato que o mundo continua clamando por cura, afeto, cuidado e atenção.

A Lepri traz nesta edição da mostra, o revestimento natural como característica principal para um acabamento que combina perfeitamente com a temática, trazendo um toque quase artesanal aos ambientes, mostrando a importância da arquitetura sustentável.

Segundo o site oficial da CASACOR, a arquitetura sustentável faz parte do DNA do evento. “A sustentabilidade continua sendo não apenas a maior tendência do segmento como, também, a força motriz de toda a mostra, que tem alcançado níveis surpreendentes com seu programa de gestão de resíduos.

Além de adotar medidas como obras secas, economia e reutilização de recursos hídricos, economia de energia, coleta seletiva, programa de reciclagem e destino adequado a resíduos, promovendo a economia circular, a mostra também realiza doações de materiais de construção resultantes do desmonte do evento para ONGs.”

No entanto, não é apenas o ambiente circundante que influencia – a arquitetura sustentável também busca usar materiais de construção naturais, 100% recicláveis e reutilizáveis, combinados com fontes de energia renováveis.

O que a arquitetura sustentável nos reserva para os próximos anos e como os projetos da CASACOR 2023 abordam isso?

Très arquitetura | LOFT CELMAR: inspirado no conceito do caramujo aruá-do-mato, que carrega sua casa por todos os lugares.

Redução de 90% nas demandas domésticas de energia

Isso será possível por meio do projeto de casas passivas, aquecidas pela luz do sol, por exemplo. Elas utilizam uma ventilação natural, trazendo um ar mais saudável e um elevado nível de isolamento acústico (obrigatório para edifícios em cidades em que há muito ruído e é importante proporcionar um espaço de descanso e relaxamento em casa).

Sentimento de bem-estar

Muito além da estética da casa, o que transforma um espaço em moradia são os chamados “alimentos da alma”. Arte, cultura, vivência. Conforme o manifesto do tema escolhido em 2023, “Corpo & Morada”, a casa passa a ser vista como lugar de subjetividade, de permanência e de conhecimento. Para isso, nada melhor do que elementos que causem introspecção.

Aproveitamento dos recursos naturais

O aproveitamento dos recursos naturais do terreno, dependendo de sua orientação, localização e de como for projetado, será mais ou menos eficiente para uma arquitetura sustentável.

Très arquitetura | LOFT CELMAR: inspirado no conceito do caramujo aruá-do-mato, que carrega sua casa por todos os lugares.

Valorização do exterior da casa

A união entre os espaços é outra característica marcante da arquitetura sustentável, como a fusão do ambiente interno com o externo por meio de grandes janelas ou terraços, por exemplo.

Uso da criatividade

Um tijolo ou pallets de madeira podem se transformar em um divisor de ambientes ou até mesmo uma decoração de parede. Já uma garrafa antiga ou uma embalagem de suco podem ser perfeitas como vaso. Essa é uma ótima forma de olhar para os seus objetos a fim de reformá-los e fazer com que eles ainda façam sentido para você.

Conheça a linha Brick Anticatto Atacama.

Insonorização e isolamento térmico

Mesmo que não tenhamos consciência disso, o ruído externo afeta nossa qualidade de vida. Por isso, é importante utilizarmos materiais que proporcionem um certo nível de insonorização e que possam contribuir para o isolamento acústico de um espaço.

Aproximação do verde

Às vezes, não existe a possibilidade de ter um jardim vertical ou uma horta variada na varanda de casa, mas sempre cabe espaço para uma plantinha na sala de estar, cozinha ou quarto. Levar o verde para dentro de casa pode contribuir para a melhora da qualidade do ar, a concentração e até a redução de níveis de estresse, melhorando a saúde mental das pessoas.

Compartilhar