Blog

Tudo o que sabemos sobre as origens da cerâmica

As primeiras origens da cerâmicaa datadas são da Pré-História.

Eram vasos de barro, sem asas, que tinham cor de argila natural ou eram tingidos por óxidos de ferro. Após seu surgimento, a cerâmica passou a substituir a pedra trabalhada, a madeira e mesmo as vasilhas (utensílios domésticos) feitas de frutos como o coco ou a casca de certas cucurbitácias (porongas, cabaças e catutos).

Convidamos você a uma viagem pelo tempo! Vamos?

Origens do nome cerâmica

Do grego “kéramos”, que significa “terra queimada” ou “argila queimada”. Ao longo dos tempos, sua utilização sofreu mudanças em função da descoberta de novos materiais e por novas tecnologias em sua forma de fabricação.

Origens da cerâmica pelo mundo

Em meados do século VI, Marco Polo volta do Oriente e traz a porcelana chinesa para a Europa, que passa a importar as peças chinesas a alto preço.

No Brasil, o uso da cerâmica se iniciou na Ilha de Marajó, no Pará. Os vasos e artes eram feitos pelos indígenas que habitavam a ilha, se tornando uma das primeiras aparições da cerâmica no Brasil.

A colonização de Portugal também influenciou na chegada de revestimentos cerâmicos, geralmente, as placas de cerâmicas eram trazidas em forma de “painéis” e utilizadas como decoração, retratando paisagens e cenas bíblicas de Portugal.

As cerâmicas Lepri

A história da Lepri começou lá em 1914, na Itália, e atravessou fronteiras, até chegar ao Brasil.

Líder nacional em revestimentos sustentáveis de alta performance para pisos e paredes, ambientes internos e externos e com competência técnica e sistemas únicos para obras diferenciadas.

Muito mais que cerâmica, busca entender a necessidade do cliente para viabilizar praticidade e funcionalidade aos projetos.

Conheça nossos produtos baixando o Catálogo 2022!

 

 

 

 

Compartilhar