As metas ambientais, sociais e de Governança Corporativa (ESG) continuam sendo um tema importante desde que surgiram, em 2020. Mas como exatamente esses termos se aplicam ao setor de arquitetura e design? A ideia do ESG – ou de investir seu dinheiro para causar impacto positivo no meio ambiente – não é nova aqui na Lepri.
Sabemos que, recentemente, o ESG assumiu um tom muito mais urgente, à medida que as empresas se sentiram pressionadas a lidar com as mudanças climáticas e o progresso social. E, cada vez mais, as companhias estão reconhecendo a necessidade de mostrar o impacto que estão causando no meio ambiente e na comunidade. Em arquitetura e design, o ESG refere-se a como elas usam seus edifícios e espaços para investir em iniciativas ambientais e sociais.
Para nós, tradição, design e sustentabilidade são temas recorrentes, afinal, uma empresa com mais de 100 anos precisa estar sempre atenta às mudanças de comportamento, procurando oferecer produtos atuais e inovadores. Nosso princípio é respeitar cada pessoa e o meio ambiente por meio de desenvolvimento e ações positivas. Essa atitude faz parte do nosso DNA e do nosso processo criativo.
Nossos produtos são naturais, pois saudamos a vida que a Mãe Terra nos oferece. Vivemos em constante criatividade, movimento e experiência. Possuímos um laboratório focado em pesquisa, estudos e desenvolvimento. E uma das nossas últimas descobertas foi relacionada à quantidade de resíduo têxtil que o Brasil descarta, cerca de 4 milhões por ano. Por isso, criamos um produto utilizando esse tipo de material.
Além disso, a economia circular afirma a necessidade de as empresas prestarem atenção na importância da reutilização contínua de materiais, visando minimizar o impacto ambiental. E esse posicionamento faz parte do nosso dia a dia há mais de 20 anos, pois adotamos o sistema dos 3Rs:
- Reduzir – uso mínimo de matérias-primas
- Reutilizar – reutilização máxima de produtos e componentes
- Reciclar – reutilização de alta qualidade de matérias-primas
Estamos sempre em desenvolvimento e acompanhando as necessidades do nosso planeta. Para saber mais sobre a nossa história sustentável, clique aqui.