Blog

LEPRI NA CASACOR Bahia2025

Casa Sabin: inspirar para cuidar
Projeto do escritório Andrade Schimmelpfengvaloriza o protagonismo, a sensibilidade e a força de quem transforma sonhos em realidade e utiliza o Olaria Índigo da Lepri para despertar os sentidos!

 

Foto Denilson Machado

O propósito de ressignificar a imagem tradicional dos laboratórios clínicos, propondo uma nova forma de experienciar o cuidado: mais empática, sensorial e acolhedora norteou o projeto da Casa Sabin para a CASACOR Bahia 2025. A mostra, com abertura 08 de julho até 07 de setembro acontece pela primeira vez em um dos edifícios mais antigos de Salvador, a Casa Nossa Senhora das Mercês, construída em 1735. Além de conferir mais de  40 ambientes assinados por 54 profissionais, o público poderá explorar áreas até então inacessíveis do convento.

Muito além de um espaço de coleta, a Casa Sabin se apresenta como um refúgio urbano — uma pausa carinhosa no cotidiano, onde a saúde é celebrada de forma leve e positiva e convida os visitantes a semear seus próprios sonhos. A narrativa parte de uma frase de uma de suas fundadoras: “Tire seu sonho da gaveta”.

Esse convite para o despertar dos desejos e da coragem feminina guia todo o conceito do ambiente e valoriza o protagonismo, a sensibilidade e a força de quem transforma sonhos em realidade. Está em perfeita sintonia com o Olaria Índigo da Lepri, um revestimento sustentável, que nasceu da preocupação da Lepri desde 2005 com a redução de impactos no meio ambiente através das suas coleções.

Neste produto o alvo foi utilizar resíduos de denin (jeans) de confecções criando efeitos de superfície. No Brasil, estima-se que 175 mil toneladas vão parar em aterros sanitários anualmente, o que mostra a importância de práticas conscientes de reaproveitamento.

Casa SabinPremiado este ano na ExpoRevestir (Best in Show) e exposto na Milano Design Week, o Olaria índigo promove a junção de sustentabilidade e design e proporciona beleza e aconchego ao espaço é composto por uma recepção-lounge humanizada e dois boxes de coleta, sendo aplicado em um banco no Living e um aparador na área de coleta.

A recepção da Casa  Sabin rompe com o modelo tradicional frio e impessoal, evocando uma memória afetiva: um ambiente suave, convidativo e emocionalmente reconfortante – assim como o Olaria Índigo. Essa atmosfera acolhedora se integra a uma estética contemporânea, onde design, inovação e tecnologia se manifestam com leveza e sofisticação — reforçando a ideia de que é possível aliar funcionalidade à experiência do bem-estar.

Segundo o arquiteto Walter Schimmelpfeng, o revestimento da Lepri tem, assim como os projetos do escritório, um olhar para a sustentabilidade e de levar ao público soluções que entregam estética, qualidade, funcionalidade, beleza e respeito ao meio ambiente. “O Olaria Índigo tem chamado muito a atenção, sobretudo quando os visitantes percebem na sua composição e utilização de resíduos de jeans e o quanto agregou ao ambiente em termos de estética, qualidade e sustentabilidade”, afirma Walter.

Com uma equipe formada majoritariamente por mulheres, o Sabin carrega uma história marcada pela liderança feminina e pelo cuidado como potência transformadora. A Casa Sabin celebra essa trajetória com delicadeza e força, incorporando símbolos e referências ao universo feminino.

Guiado pelos três valores que norteiam o trabalho do escritório Andrade Schimmelpfeng — inovação, tecnologia e sustentabilidade — o ambiente dialoga diretamente com os compromissos do Grupo Sabin, que se alinha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e às melhores práticas de ESG, reforçando o impacto social, ambiental e humano da proposta.

O Olaria Índigo está em perfeita sintonia com estes valores do arquiteto, já que une design, beleza e sustentabilidade. Utiliza resíduos de jeans em sua composição e contribui para minimizar os danos causados pelo descarte têxtil – um problema ecológico significativo no Brasil. As peças têm pequenas dimensões (7×7 cm) e para facilitar a instalação são teladas. Podem ser aplicadas em diferentes superfícies (paredes curvas) e detalhes arquitetônicos como foi o caso do banco e do aparador da Casa Sabin.

Com o revestimento da Lepri, instalado pela Pavimenti (@pavimenti), a Casa Sabin reafirma ainda seu compromisso com práticas sustentáveis, com o uso consciente de materiais e com a valorização da arte e do design brasileiros. Segundo Elci Mira Monteiro, gerente de vendas da Pavimenti, esta parceria com a Lepri agrega muito valor ao ambiente por seu caráter artesanal diferenciado, de alta qualidade.  É uma proposta onde estética, propósito e afeto caminham juntos para semear sonhos — agora, e para o futuro.

Sobre o escritório Andrade Schimmelpfeng (@andrade_schimmelpfeng ):

Há mais de 18 anos está no DNA da Andrade Schimmelpfeng projetar com sustentabilidade, inovação e confiança para entregar soluções criativas e diferenciadas. Com atuação nacional e internacional em demandas de arquitetura, gestão e construção nos mercados residencial e corporativo. Comprometidos com o cumprimento rigoroso de prazos e orçamentos, garantem projetos e obras enxutas e de alta qualidade técnica, evitando desperdícios e sempre buscando aprimorar resultados. https://www.aschimmel.com.br/+55 71 33480-8133

 

 

Compartilhar