Blog

contrapiso

Contrapiso: confira 6 passos para uma instalação perfeita

O contrapiso é uma camada intermediária aplicada sobre o solo nivelado ou sobre a laje de concreto de uma construção, antes da instalação do revestimento final, como pisos cerâmicos, laminados, vinílicos ou outros tipos de revestimentos.

O contrapiso tem a função de regularizar a superfície, corrigir imperfeições, proporcionar nivelamento e criar uma base sólida e uniforme para o acabamento do projeto. Geralmente feito com argamassa de cimento e areia, o contrapiso é aplicado em espessuras que variam conforme as necessidades do projeto.

Está curioso(a) para saber 5 passos para uma instalação perfeita do contrapiso? Neste artigo, iremos apresentar um guia completo para prevenir erros e conseguir um piso incrível. Aproveite o conteúdo! 😊

Confira 6 passos para uma instalação perfeita de contrapiso

  1. Inicie com a impermeabilização: faça a impermeabilização dos locais úmidos antes de iniciar a aplicação do contrapiso.
  2. Faça uma limpeza do local: antes de iniciar o processo, faça uma limpeza para retirar os restos de argamassa ou outros materiais grudados no chão.
  3. Determine o nível de referência: é necessário medir o nível da superfície para identificar se é preciso nivelá-la antes de começar o assentamento do contrapiso.
  4. Comece a aplicação da argamassa: nessa etapa são criadas as mestras, que são faixas de argamassa que servem de guia para o assentamento nivelado do contrapiso.
  5. Nivele a superfície: após concluir a aplicação da argamassa, os buracos também são cobertos com argamassa, sempre de forma nivelada.
  6. Dê acabamento: o acabamento do contrapiso é feito com desempenadeira de madeira ou aço, dependendo do tipo de revestimento que será aplicado.

E aí, o que achou do conteúdo? Agora te chamamos para explorar as produções da Lepri que surgiram por meio de materiais sustentáveis. Clique aqui.

Fique bem e até o próximo conteúdo!

Compartilhar