Uma análise detalhada do cenário atual revela que apartamentos com dimensões entre 41m² e 60m² lideram as vendas no mercado imobiliário, abrangendo aproximadamente 38% dos novos lançamentos e mais de 41% das transações efetuadas. Segundo o Secovi-SP, em 2023, essa porcentagem foi a maior da história da cidade de São Paulo, comprovando a forte demanda por esse tipo de imóvel.
Os apartamentos compactos de luxo representam uma nova era no setor imobiliário, onde a eficiência e o design atendem às necessidades de um estilo de vida urbano moderno. Aliada a questão financeira (menor tamanho/m2 = menor investimento na compra), a redução das famílias e o aumento do número de pessoas que vivem sozinhas e valorizam a localização, conveniência e praticidade explicam esta tendência.
Atenta a este mercado que necessita de cerâmicas em pequenos formatos, a Lepri foi pioneira no lançamento das peças com 7 cm x 7 cm (linha Olaria NJ para o projeto do arquiteto Nildo José NJ+ da Casa Cor SP 2019) e o incluiu em diversas coleções (Olaria, Filo, Terracota, Capuccino e Lotus), tornando possível sua aplicação em espaços compactos (em todos os ambientes), orgânicos (formas curvas), pilastras e estruturas arredondadas e minimalistas. “Este é formato mais procurado pelos arquitetos e designers de interiores pela flexibilidade de uso, resultado estético e por se adequar a todos os estilos e tamanhos de ambientes”, afirma Ludmila Lepri, diretora de marketing da empresa.
Além do formato 7 cm x 7 cm, a Lepri também está investindo no formato 5 cm x 10 cm, que podem ser utilizados tanto na horizontal como na vertical. Todas as cerâmicas naturais em pequenos formatos são teladas, o que facilita a sua instalação. Além disso, graças ao sistema de produção sustentável (mais de 90% são das cerâmicas naturais Lepri são ecológicas), as coleções apresentam diferentes texturas e acabamentos sensoriais, o que contribui para a sensação de aconchego nos ambientes.
Por serem produzidos com elementos naturais, como a argila, os revestimentos da Lepri permitem a personalização dos espaços, ao mesmo tempo em que despertam os sentidos e resgatam o contato com a natureza. Sua composição natural remete às memórias afetivas, por isso estão em perfeita sintonia com as principais tendências do morar.