CASACOR MG 2025
Projeto do escritório Balsa Arquitetura cria conexões através da cor e do Brick Invecchiatto da Lepri!
Brick Invecchiatto nas tonalidades Champagne e Avelã, da Lepri, cria um tapete natural para a Cozinha da CasaCor MG – Foto: Jomar Bragança
Na comemoração dos 30 anos da CASACOR MG a cozinha mineira não poderia ficar de fora! O projeto do escritório Balsa Arquitetura, dos arquitetos Paulo Augusto e Sarah Floresta, tem entre seus destaques a coleção Brick Invecchiatto da Lepri, fornecido pela a TerraTile (revenda em Belo Horizonte), no piso em duas versões: nos acabamentos as cores Champagne e Avelã, cria o desenho de um tapete que traz o toque afetivo e inusitado ao ambiente.
Além da Cozinha, o escritório também assina a Galeria – espaço que articula o fluxo de toda a mostra com a criação de um percurso cromático, sensorial e afetivo, que atravessa arte, design, memória e contemporaneidade.
Para a Cozinha QuintoAndar os arquitetos criaram uma composição que une o contemporâneo ao afeto no coração da casa mineira. É nela que a vida acontece, onde as conversas importam. “Partimos dessa premissa para criar um espaço real e pulsante, com objetos e texturas que revelam uma casa vivida”, explica Paulo.
Fotos: Jomar Bragança
O grande armário azul escuro organiza toda a área funcional, com portas em chapa perfurada que permitem vislumbrar o interior: um gesto de sinceridade doméstica, que revela a casa como ela é. Embutido nele, um nicho de mármore branco abriga pia, calha úmida, fogão, coifa, forno e geladeira. No centro, uma mesa de jantar terracota modelo Pilar, acompanhada de seis cadeiras com estrutura na cor ferrugem e tecido preto e branco, convida ao encontro.
Na lateral do ambiente foi criado um jardim interno. Vasos cerâmicos com ervas e espécies tropicais tornam esse espaço um respiro verde e sensorial.
Do lado oposto ao armário, um buffet organiza o serviço do jantar. Acima dele, uma curadoria de obras de arte acessíveis, em variados tamanhos e artistas, traz o espírito de uma casa real — com memória, coleção e afeto. Ao lado, um nicho com estante em marcenaria reúne objetos simbólicos que contam histórias dos moradores imaginados. Além das obras de arte, o espaço é permeado por objetos de design mineiro, reforçando o diálogo entre produção autoral, identidade local e o cotidiano.
No piso da cozinha foram utilizados dois tons de cerâmica Lepri: Brick Invecchiatto Champagne e Brick Invecchiatto Avelã, ambos no formato 7×23 cm, em uma composição listrada de marrom e terracota, trazendo memória tátil e visual aos revestimentos. A textura natural da cerâmica evoca os pisos das casas que frequentamos na infância, com um toque acolhedor, distante da frieza dos materiais sintéticos.
Sobre a Balsa Arquitetura:
Criada em 2018, a Balsa Arquitetura propõe a criação de espaços autênticos e funcionais, que combinam conceitos inovadores e uma seleção inteligente de elementos e materiais, respeitando o contexto e os objetivos do projeto. O escritório é coordenado pelos arquitetos:
. Paulo Augusto, formado em arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com pós-graduação em Gestão de Projetos pela PUC-MG, e interessado em detalhes. Na Balsa, é ele quem inicia o projeto. Faz e refaz estudos, para ter certeza das escolhas. Ele também cuida da iluminação, acompanha as obras, encontra fornecedor, atende celular.
. Sarah Floresta, formada em arquitetura pela UFMG, especialista em gestão de obras de restauro pelo CECI, e mestre pelo NPGAU – UFMG, onde pesquisou sobre políticas públicas de preservação. No escritório, ela gosta de organizar e planejar. Acabar o trabalho. Revisar e concluir.
Contato: Av. Terra, 240Sala 102 – Santa LúciaBelo Horizonte/MG. (31) 2551-9110 @balsaarquitetura – [email protected]
Serviço: CASACOR MG 2025
Local: PUC Lourdes (antigo Instituto Metodista Izabela Hendrix), Rua da Bahia, 2.020, Lourdes.
Data: 15 de agosto e 05 de outubro.
Informações: https://casacor.abril.com.br/pt-BR/mostras/minas-gerais-2025