Blog

ARQUITETURA PAISAGISTA EM ALTA

O paisagismo é a profissão do agora e do futuro. 


Sim, as pessoas precisam do contato com a natureza. Está comprovado cientificamente como esta relação faz bem à saúde. Na Europa as empresas estão definindo espaços com verdes dentro de seus escritórios para que suas equipes trabalhem com mais prazer.

Assim é a Arquitetura Paisagista. Como estamos cada vez mais urbanos e nos distanciando da relação com o verde e os animais, são estes profissionais que irão trazer essa natureza para dentro da cidade e estreitar essa interação tão necessária para o ser humano.

Percebendo esta tendência, o D&D Shopping promove todos os anos este evento chamado MOSTRA GARDEN. É a oportunidade dos visitantes se inspirarem.

A Lepri sempre antenada, está participando com alguns profissionais. Vamos saber um pouco destes espaços?

 

 

 

 

Varanda da Terra: projeto do paisagista Paulo Sabia e da arquiteta Flávia Campos com Brick Mattone 7×26 nas cores Malbec, Fragola e Rosso e cerâmicas Olaria Natura Cappuccino 8×8 e 9×36.

Este espaço é um convite para resgatar o pé no chão, pé na terra. Trazendo uma profunda reflexão sobre o conceito de sustentabilidade. Vai além das questões do meio ambiente e traz um significado social, transcendendo ao seu sentido óbvio. A varanda é um espaço que celebra a relação do ser humano com a natureza. Para isso, foram incorporados elementos que refletem suas cores e texturas. O cuidado com o meio ambiente e com a biodiversidade permeou cada escolha e cada nuance do projeto apresentado pela dupla, desde a concepção.

O ponto de partida do projeto é o revestimento Natura Cappuccino, da Lepri, cuja matéria-prima carrega a lama de Mariana, que teve como propósito aliviar o impacto tanto local como também emocional.

No paisagismo, cuidadosamente pensado, todas as plantas são nativas da Mata Atlântica, bioma onde a cidade de São Paulo está inserida.

A “Varanda da Terra” é muito mais do que um espaço de contemplação. É um manifesto.

 

 

RegenerAção: projeto da arquiteta Cornelia Von Ammon Bauer com mosaico Invecchiatto Rosso assimétrico

Este espaço foi inspirado nos jardins para polinizadores, essenciais para a manter a vida no planeta, com soluções baseadas na natureza. As mais de 1.000 bolas de argila, com sementes de espécies nativas, técnica de agricultura natural criada por Masanobu Fukuoka, fazem parte do projeto RegenerAção em São Sebastião. Realizada em parceria com a Astera e Secretarias Municipais de Educação e do Meio Ambiente esta ação teve início logo após a catástrofe ambiental ocorrida em fevereiro de 2023. Essas bolas e outras em produção, serão lançadas em áreas degradadas da cidade para auxiliar a restauração natural e atrair as vidas de animais polinizadores! Em 2024, 13 escolas municipais participam dessa ação! Seu objetivo é conscientizar e (re) conectar com a “sua” natureza, o que poderá pr

ovocar o “efeito borboleta” onde nenhuma ação é pequena demais para mitigar as questões climáticas. O Paisagismo restabelece a beleza nesses ambientes e a certeza de que “somos todos Jardineiros”!

Um dos destaques deste espaço é o uso da cerâmica sustentável da Lepri Invecchiatto Rosso assimétrico no piso em uma área de 8 m2, que além da simplicidade proporcionou um local para um encontro acolhedor, simbolizado por um piquenique, com pratos de cerâmica. O produto escolhido nos transporta para memórias afetivas da casa da vovó dando aconchego.

 “Sou paisagista e ceramista e apaixonada pelas coleções da Lepri. O mais importante para mim é usar produtos sustentáveis, o que já é comprovado pelos selos de qualidade ambiental, social, da Green Building Council, entre outros”, afirma Cornelia. 

 

 

Refúgio das Culturas: projeto da arquiteta Flávia Cardoso (@flaviacardozoarq ) com painel Olaria Índigo 7×7

O projeto celebra a união entre culturas e religiões e foi inspirado na cultura árabe. Os tapetes misturam o antigo e o novo, simbolizam a integração de tradição e modernidade. Os móveis oferecem sofisticação e conforto. Plantas nativas e vasos conectam o ambiente à biodiversidade brasileira. O cristal, destacado pela luminária, representa a pureza e a troca de energia, criando uma atmosfera harmoniosa e espiritual, onde o design promove bem-estar e acolhi

mento. Entre os destaques há um painel produzido com a coleção Índigo da Lepri. Segundo Flávia Cardoso, este revestimento foi escolhido por ser inovador “e feito de resíduos têxteis reciclados com a essência do jeans”.

 

 

 

 

 

Jardim de Estar: projeto da arquiteta Daniela Mattos e do paisagista Marcelo Faisal  Painel Olaria Invecchiatto Atacama  5×10

O Jardim de Estar é um refúgio que celebra o bioma semiárido e o design modernista brasileiro, valorizando a integração entre o homem e o meio ambiente. As espécies nativas, o mobiliário icônico e o revestimento Olaria Atacama da Lepri Cerâmicas, com sua textura sensorial e acolhedora, criam um ambiente de tranquilidade e bem-estar. Esse material, inspirado na rusticidade, reforça a conexão com a terra enquanto o conceito “de estar” se transforma em um convite à pausa, contemplação e harmonização com o mundo natural.

A Lepri que carrega em seu DNA este cuidado e carinho com a natureza, faz parte deste mundo da ARQUITETURA PAISAGITA

Compartilhar