Blog

casacor

Lares ecologicamente corretos: por que as moradias sustentáveis são essenciais

Muitas pessoas acreditam que a sustentabilidade é apenas mais uma tendência de design. Parece que elas compartilham uma crença comum de que viver em casas sustentáveis ou vestir roupas sustentáveis seria um revés de um estilo de vida confortável e moderno ao qual se acostumaram. Então isso é verdade? Diante de grandes problemas sociais e ambientais, os arquitetos estão encontrando novas maneiras de criar um futuro positivo por meio de projetos inovadores e sustentáveis que vão além de um estilo de vida instagramável.

Casas sustentáveis nunca foram tão necessárias. Como o mundo enfrenta uma série de desafios, como a crise climática, o esgotamento dos recursos naturais, o envelhecimento da população e o rápido crescimento dos ambientes urbanos, os responsáveis pela construção das nossas casas têm um papel importante a desempenhar. “Um impulso para a sustentabilidade capta melhor a maneira como a sociedade deve responder a esses desafios”, diz Avi Friedman, autor de Future Homes: Sustainable Innovative Designs. “O impulso do pensamento sustentável em sua forma mais rudimentar é que é preciso considerar as consequências futuras das ações presentes.”

Por meio de seu último livro, Friedman analisa uma coleção de casas que demonstram o poder do pensamento futuro quando se trata de combater os contratempos atuais. Nem toda casa sustentável é exatamente da mesma maneira: algumas abordam considerações ambientais, outras comunitárias, algumas até buscam a sustentabilidade estética. “Minha escolha de casas foi guiada pela resposta sustentável inovadora de seus projetistas aos novos desafios sociais emergentes que estamos enfrentando”, diz Friedman. “Além da inovação, considerei a aparência arquitetônica e a inteligência do design.”

As moradias sustentáveis não são exclusividades apenas de outros países, todos os anos a CASACOR traz projetos de arquitetura sustentável em sua mostra. Segundo a administração da mostra de 2023 “parte fundamental do DNA de CASACOR, a sustentabilidade continua sendo não apenas a maior tendência do segmento, mas a força motriz de toda a mostra, que tem alcançado níveis surpreendentes com seu programa de gestão de resíduos. Implementado em 2016, o programa venceu várias etapas, que incluíram conscientização de equipes de trabalho e de arquitetos do elenco, para alcançar a marca de 99,7% de reaproveitamento de resíduos. A meta deste ano é alcançar 100%.” Além disso, a mostra adota “medidas como obra secas, economia e reutilização de recursos hídricos, economia de energia, coleta seletiva, programa de reciclagem e destino adequado para resíduos promovendo a circular, a mostra também realiza doações de materiais de construção resultantes do desmonte do evento para ONGs.”

Em 2022, a diversos projetos da mostra contribuíram para a preservação do meio ambiente sem deixar de lado a estética e funcionalidade do espaço.

Uma obra 100% seca, limpa e sem desperdícios traduz o espaço Sertão Portinari, de Nildo José, na CASACOR São Paulo 2022. Tudo chegou pronto da fábrica e foi instalado por encaixe. Cada detalhe foi selecionado com rigor e critérios socioambientais, como o biombo de sisal trazido do sertão de carona para não carregar uma pegada maior de emissão de carbono.

casacor
Foto: CASACOR Abril

Abaixo, analisamos incríveis casas sustentáveis para você se inspirar e sentir como é uma vida intencional e progressiva. Selecionamos casas do mundo inteiro, projetos que foi sucesso na CASACOR e alguns produtos da Lepri com seus diferenciais ecologicamente corretos.

SysHaus (São Paulo, Brasil)

Foto: Filippo Bamberghi

Projetadas pelo arquiteto Arthur Casas para a SysHaus, uma empresa de casas pré-fabricadas, essas habitações personalizáveis representam atualizações impressionantes no mercado. Os proprietários podem personalizar as plantas de acordo com suas necessidades e todos os materiais usados na construção são recicláveis. Os clientes também podem adicionar um telhado verde (como visto nesta casa em São Paulo), um sistema de coleta de água da chuva, painéis solares e um biodigestor, que converte resíduos em gás para cozinhar ou aquecer.

Casa Holmberg (Belgrano, Argentina)

Foto: Fernando Schapochnik

“Um sistema inovador de distribuição e circulação de água é um dos destaques da Holmberg House”, escreve Friedman. Assemelhando-se a um radiador, ou potencialmente um trepa-trepa para plantas, os canos ao longo da fachada circulam a água para a família a partir de dois tanques de armazenamento. Esta fachada única também fornece suporte para plantas cultivadas nela, criando microclimas para a natureza prosperar.

Casa ZEB Pilot – Snøhetta (Larvik, Norway)

casacor
Foto: Pinterest

Esta casa em Larvik, na Noruega, tem uma área total de 220 m². Possui uma inclinação distinta para o sudeste, com painéis solares cobrindo seu telhado inclinado. Possui poços de energia subterrâneos para complementar as necessidades de energia da casa e muito mais. A geometria, a orientação e a colocação dos painéis de vidro da casa são ajustadas para obter aquecimento e resfriamento passivos. Além disso, seus acabamentos internos são cuidadosamente selecionados para melhorar o clima interno e a qualidade do ar.

Loja perigo

casacor
Foto: CASACOR 2023

A Loja Perigo traz linhas sinuosas da paisagem do Rio de Janeiro versus os traços retos do skyline paulistano: esse e outros contrastes desenham o projeto com o qual a marca carioca de streetwear Perigo desembarca em São Paulo. Na primeira participação de Anna Yuri e Jefferson Anthero na CASACOR, a dupla também aposta na junção de concreto e latão com materiais fornecidos pela Lepri na vitrine e no provador de roupas o Olaria Indigo 7×7 cm.

Compartilhar