A escolha do revestimento perfeito pode ser trabalhosa. São inúmeras opções e cada uma terá suas próprias vantagens. Contudo, se você deseja deixar um ambiente estiloso, com um material fácil de manter e resistente, a solução é fácil: opte pelo revestimento cerâmico!
O escopo de benefícios é tão amplo quanto as possibilidades de aproveitamento. O produto pode ser utilizado do chão ao teto, tanto em imóveis comerciais quanto em residenciais.
Quer entender melhor quais são as vantagens do revestimento cerâmico? Acompanhe o artigo.
O que é revestimento cerâmico?
A argila é a principal matéria-prima dos revestimentos cerâmicos. Na Lepri, utilizamos a mistura dela com outras matérias-primas inorgânicas que são queimadas em altas temperaturas.
Quando falamos sobre a produção de revestimentos cerâmicos, a fabricação é bem diferente do que vemos nas aulas de artesanato.
A fabricação da cerâmica é um processo bastante rigoroso, que hoje conta com diferentes tecnologias, aliando sustentabilidade e qualidade.
Quais são os tipos de revestimento cerâmico?
As peças são usadas para revestir piso e parede e, dependendo dos materiais utilizados, transmitem aquele ar de aconchego que nunca sai de moda.
São inúmeros os tipos de revestimentos cerâmicos. Eles podem ser aplicados em pisos, paredes, piscinas, mesas, escadas, churrasqueiras, fachadas, bancadas, cozinhas, banheiros etc.
Os revestimentos cerâmicos Lepri
Na Lepri, a argila é misturada a outras matérias e, após a mistura, passamos ela por uma extrusão a duplo vácuo, que dá o formato à peça, durabilidade e resistência.
Após a extrusão, a peça vai para a secagem em estufas e, após a secagem, nós iniciamos a queima.
No caso dos nossos Anticattos, após saírem do forno, as peças passam pelo processo de envelhecimento para ficar com um toque mais aveludado, gostoso ao pisar descalço e ao toque.
É interessante destacar que, na Lepri, a extrusão é feita a úmido e com duplo vácuo, exclusivo Lepri. Com isso, a empresa foi a pioneira na fabricação de pisos e revestimentos de 1,3 m de comprimento útil desde 2000.
Vantagens do revestimento cerâmico
As cerâmicas são bonitas e versáteis, contando com uma série de vantagens que ajudam a fazer com que elas sejam sempre muito procuradas.
Entre os pontos positivos, os pisos e revestimentos Lepri têm diferentes acabamentos, tipos de borda, formatos e tamanhos, cada um com a sua característica específica. Como pontos positivos, podemos citar também:
Conforto
Os revestimentos cerâmicos podem deixar qualquer ambiente mais confortável. Sabe quando você anda com os pés descalços e tem uma sensação gostosa ao pisar?
Pois bem, eis um ponto forte desse material. Além do mais, os ambientes revestidos de cerâmica também tendem a se manter frescos, mesmo nos dias mais quentes.
Sustentabilidade
Como vimos antes, a matéria-prima dos revestimentos de cerâmica é a argila. Ou seja, uma substância natural, que vem da terra e não gera impactos negativos ao meio ambiente.
Muitas empresas buscam tornar o processo ainda mais ecológico. A Lepri, por exemplo, reutiliza:
- o vidro de lâmpadas fluorescentes
- vidros de telas de TV ou monitor de computador
- a lama de Mariana
- resíduos de plásticos retirados dos oceanos
Com isso, a Lepri é pioneira na realização de ações sustentáveis.
Durabilidade
A cerâmica é extremamente durável. Um revestimento cerâmico dura, pelo menos, 20 anos, sem necessidade de manutenção. O material também impede que a umidade e outros efeitos degradantes interajam com o cimento.
Quando bem assentado, um revestimento cerâmico tem uma durabilidade de 20 anos ou mais, por isso oferece um excelente custo-benefício.
Resistência
De maneira geral, o revestimento de cerâmica é resistente à água e produtos químicos. Por isso, é extremamente fácil de limpar.
No entanto, é preciso ficar atento ao nível de resistência da peça escolhida. Segundo a NBR 13818, há três possíveis classificações:
- Classe A = Resistência Química Elevada
- Classe B = Resistência Química Média
- Classe C = Resistência Química Baixa
Para paredes e pisos que precisam de limpeza constante – como é o caso de cozinhas, banheiros etc. –, escolha modelos cuja resistência química é mais elevada ou opte por usar apenas um pano úmido.
Geralmente, quanto mais liso é o revestimento, mais resistente ele é. Contudo, lembre-se de que não é apenas uma questão de escolher o mais resistente, e sim, o mais adequado para o ambiente.
Segurança
É possível aplicar o revestimento cerâmico ao lado de churrasqueiras e fogões, pois ele não é inflamável.
Fique atento na escolha do revestimento cerâmico, garantindo que ele seja adequado às características do ambiente. Caso contrário, poderá se tornar escorregadio, por exemplo.
Como cuidar e manter os revestimentos cerâmicos?
Os revestimentos cerâmicos são fáceis de cuidar.
Dica 1: importante é evitar usar o sabão, porque ele forma uma camada que embaça o brilho e favorece o crescimento de mofo e bactérias em áreas úmidas.
Dica 2: evite as esponjas de aço, pois pequenas partículas podem permanecer no rejunte ou na placa cerâmica e, ao oxidarem, manchar definitivamente a peça.
Dica 3: não use ácidos que possam danificar a superfície do material, alterando o brilho e o rejunte.
Dica 4: acompanhe as instruções do manual do fabricante.
Conheça os revestimentos cerâmicos da Lepri
Como pudemos ver nas linhas anteriores, o revestimento de cerâmica é um ótimo investimento. Além da vasta gama de benefícios, há uma grande variedade de estilos disponíveis no mercado.
Na Lepri, há pelo menos 250 itens exclusivos, pensados para propiciar bem-estar a todos.
Quer conhecer nossos produtos? Baixe o Catálogo 2022!
Leia também: