Blog

Tijolos à vista: o rústico chique que veio para ficar

Uma das tendências mais presentes na arquitetura contemporânea, os tijos à vista – ou “bricks” – podem dar personalidade e estilo a qualquer ambiente.

Mas, graças à variedade de formas e texturas, podem surgir dúvidas na hora de aplicá-los. Para facilitar na escolha da combinação, trouxemos algumas dicas. Confira!

A virada

Nas últimas décadas, esse revestimento esteve relegado ao uso em áreas externas das casas, combinando com o décor dos fornos de pizza e churrasqueiras.

Contudo, recentemente, com uma espécie de retomada do estilo mais retrô, tornou-se um queridinho, pois combina com uma variedade de materiais e estilos de mobiliário.

Aparecendo em seu aspecto natural ou como inspiração para outros tipos de revestimentos, é um elemento versátil que cabe em qualquer orçamento e perfil.

Qualquer tipo de tijolinho serve?

Não. Embora à primeira vista se possa pensar que todos os tijolos à vista são iguais e têm as mesmas características, a realidade é completamente diferente.

Além do clássico estilo rústico, é possível apostar em modelos e formatos diferentes de tijolinho, a fim de proporcionar graça e sofisticação aos ambientes.  

A elegância do material consegue passar naturalidade aos projetos e conferir mais charme à composição como um todo. 

Alguns tipos de tijolos à vista podem ser utilizados também no piso de áreas internas e externas e têm resistência inclusive para área de garagens e restaurantes.

Possibilidades

Um dos usos mais comuns para os tijolos à vista é na sua cor natural. Remetem aos tijolos utilizados na arquitetura industrial, na década de 1970, ainda hoje fazem sucesso, deixando os ambientes com um aspecto rústico e despojado ao mesmo tempo.

Eles também podem ser coloridos usados com a aplicação de cores, o que pode propiciar uma atmosfera divertida ao ambiente.

A cor pode vir do esmalte aplicado à peça ou ser resultado da cor da própria massa. Os tons de cores brancos e off white dão um tom mais escandinavo ao projeto, se combinada à madeira clara.

Já o azul, por exemplo, pode dar um ar moderno e bastante aconchegante.

Paginações

Outra possibilidade é fugir do tradicional na hora de assentar os tijolos.

Além da tradicional amarração — em que, após instalar a primeira fileira do revestimento, a segunda fileira será sempre posicionada exatamente no meio das peças anteriores —, também é possível utilizá-lo em outras paginações:

  • Amarração desencontrada: após instalar a primeira fileira do revestimentos, a segunda fileira será sempre posicionada de forma aleatória, a fim de não deixar a amarração alinhada.
  • Paginação em dama: duas peças são colocadas juntas, variando entre vertical e horizontal. Isso cria um efeito quadriculado semelhante ao de um tabuleiro de dama.
  • Outros tipos: alinhado na vertical, na horizontal, escama de peixe, espinha de peixe e diagonal.

As possibilidades são diversas e é possível aplicá-las em quase todos os ambientes da casa.

Se você se encantou com os tijos à vista e deseja aplicar essa tendência nos seus projetos, entre no nosso site e conheça nossaos produtos!

 

 

Compartilhar