sustentabilidade | home

 

 

 

SUSTENTABILIDADE

 

img-quem-somos-p
img-quem-somos01-p
img-quem-somos02-p
img-quem-somos03-p

VÍDEOS

 

 

 

 

 

 

Lepri é a empresa pioneira e única no mercado de cerâmicas a reutilizar lâmpadas fluorescentes recicladas. O primeiro momento foi em 2005 na produção do Eco Orgânica Mediterrânea que já levava em sua composição resíduos da própria cerâmica. Esses dois atributos renderam à linha o Prêmio Planeta Casa, da revista Casa Claudia, da editora Abril em 2006 e em 2011.

A reciclagem do vidro da lâmpada fluorescente é uma iniciativa bastante inovadora e de muito sucesso que rendeu, após muitas pesquisas e desenvolvimentos, prêmios e reconhecimentos para a empresa.

Quando as lâmpadas fluorescentes queimam, é preciso ter muito cuidado na hora de descartá-las. Isso porque elas contém mercúrio metálico em sua composição, que contamina radicalmente o solo, os seres humanos e o meio ambiente.

Após pesquisas e desenvolvimentos, a Lepri conseguiu utilizar o vidro reciclado das lâmpadas tanto no esmalte quanto na massa de suas linhas de produtos reciclando cada vez mais resíduos que, se fossem deixados na natureza, demorariam mais de 200 anos para ser absorvidos.

A empresa recicla também cinzas provenientes da queima da lenha na formulação de esmaltes. Curiosamente, na contramão da produção de pisos e revestimentos em massa e da produção de esmaltes que são adquiridos prontos, a Lepri prepara em seu próprio laboratório, o esmalte proveniente das cinzas que compõe seu esmalte biológico. Esse conceito de produção que se opõe a padronização dos métodos de fabricação e valoriza a defesa do meio ambiente chama-se:"Slow Ceramic".

Em 2012 a grande novidade sustentável da Lepri é a inclusão da reciclagem de vidros de telas de tv e monitores de computadores na fabricação dos seus pisos e revestimentos, colaborando assim para a redução do lixo eletrônico que, devido ao avanço tecnológico, tem crescido rápido e consideravelmente em todo mundo.

Atualmente, 90% dos produtos produzidos pela empresa são ecológicos, dentre eles estão os rústicos, as ecopastilhas, as ecocerâmicas, as ecomadeiras, e o ecoslim, revestimentos ideais que permitem aos profissionais de arquitetura e consumidores finais, concepções plásticas inusitadas de pisos e paredes para a criação de espaços exclusivos proporcionando bem estar, aconchego e personalização com preocupação do planeta.

A Lepri é a primeira industria de cerâmica a produzir produtos ecologicamente corretos e a se preocupar com o meio ambiente.
Assista às reportagens ao lado, feitas pela Globonews para mostrar a importância da reciclagem das lâmpadas fluorescentes e conheça o trabalho da Lepri.

 

 

CURIOSIDADE - POR QUE RECICLAR E DESCONTAMINAR AS LÂMPADAS FLUORESCENTES?

 


As lâmpadas de descarga contêm o MERCÚRIO METÁLICO, substância tóxica nociva ao ser humano e ao meio ambiente. Ainda que o impacto sobre o meio ambiente causado por uma única lâmpada seja desprezível, o somatório das lâmpadas descartadas anualmente (cerca de 100 milhões só no Brasil) terá efeito sensível sobre os locais onde são dispostas.

Países do Primeiro Mundo incluem as lâmpadas fluorescentes usadas na lista de resíduos nocivos ao meio-ambiente, pois essas lâmpadas contêm substâncias químicas que afetam o ser humano, como o Mercúrio, um metal pesado que uma vez ingerido ou inalado, causa efeitos desastrosos ao sistema nervoso.
Enquanto intacta a lâmpada não oferece risco. Entretanto ao ser rompida liberará vapor de mercúrio que será aspirado por quem a manuseia. A contaminação do organismo se dá principalmente através dos pulmões. Quando se rompe uma lâmpada fluorescente o mercúrio existente em seu interior se libera sob a forma de vapor, por um período de tempo variável em função da temperatura e que pode se estender por várias semanas.

Além das lâmpadas fluorescentes também contêm mercúrio as lâmpadas de vapor de mercúrio propriamente ditas, as de vapor de sódio e as de luz mista. Se forem lançadas diretamente em aterros, as lâmpadas contaminam o solo e, mais tarde, os cursos de rios e contaminando a água e chegando à cadeia alimentar.
 


SHOWROOMS LEPRI:

D&D Shopping

Av. das Nações Unidas, 12.555
Loja 207|Térreo - Brooklin Novo - SP
CEP 04578-000

(11) 5506-1390

ded@lepri.com.br

AL. Gabriel Monteiro

Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1064
Jardim América - SP
CEP 01442-000
Vallet no local e Estacionamento
Conveniado - MOABI PARK
Al. Gabriel Monteiro da Silva, 997

(11) 3789-5050

lojagabriel@lepri.com.br

PISOS E REVESTIMENTOS

» Produtos
» Simulador
» Projetos
» Cases