detalhe case | projetos | home

CASE

 
 

MC DONALDS SUSTENTÁVEL: Lepri participa do primeiro Mc Donalds sustentável da América Latina

 

 

09/11/2011

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

img-quem-somos-p img-quem-somos-p
img-quem-somos01-p img-quem-somos01-p
img-quem-somos02-p img-quem-somos02-p
img-quem-somos03-p img-quem-somos03-p

 

 

 

 

 

 

A Lepri, recentemente, fez parte do projeto do primeiro restaurante verde do McDonald's, inaugurado em dezembro de 2008, em Bertioga, litoral de São Paulo. Todo o salão externo do local foi decorado pelas ecoceramicas Fendi, nos tamanhos 11x11cm e 11x23cm. Essas que contribuíram para que o estabelecimento pleiteie o certificado do LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), um sistema de classificação de edificações a partir de critérios de sustentabilidade ambiental desenvolvido pelo United States Green Building Council.

Para um produto/empresa receber a certificação do LEED® não basta que seja "verde", é preciso que tenha qualidade, durabilidade e origem conhecida. Além disso, as condições de fabricação e questões como o transporte dos materiais e a distância percorrida pelo produto até a obra são levadas em consideração.

 


 

- McDonald's constrói restaurante sustentável em Bertioga

 

Obra servirá de centro de testes para novas tecnologias de construção

 


 

- Mc Donalds inaugura unidade verde no Brasil

 

O restaurante McDonald's de Bertioga, litoral de São Paulo, é o primeiro da América Latina a obter a certificação LEED(Leadership in Energy and Environmental Design), concedida pelo U.S. Green Building Council por ser um empreendimento que atende a critérios desustentabilidade no projeto arquitetônico e na construção.

 

A construção utiliza tecnologias de baixo impacto ao meio ambiente, destacando a prevenção de poluição, o reaproveitamento de resíduos, o uso de água da chuva e de energia limpa e a utilização de materiais naturais, renováveis, reciclados e de produção regionalizada.

 

Entre as ações adotadas pelo restaurante está o sistema de captura de água pluvial, para utilização na lavagem de pisos e descargas em toaletes, o que permitiu a redução do consumo de água potável em 50% e em 100% no caso da irrigação dos jardins; o gás das câmaras de refrigeração foi substituído por um modelo que não afeta a camada de ozônio; as peças de madeira utilizam produtos provenientes de áreas de manejo florestal e são certificadas pelo FSC(sigla em inglês para Forest Stewardship Council, ou Conselho de Manejo Florestal, em português).

 

O McDonald's de Bertioga também não utiliza CFC no seu sistema de ar condicionado e é munido de um dispositivo que monitora as temperaturas interna e externa do restaurante. Quando necessário, o sistema desliga os aparelhos e abre as janelas automaticamente. Com isso, a carga térmica necessária para a refrigeração é 25% menor.

 

Ainda como parte do gerenciamento inteligente de energia, o aquecimento de água das torneiras da cozinha e vestiários é feito por meio de energia solar. A grande quantidade de paredes de vidro destaca o uso da luz natural e as luminárias instaladas perto das janelas só acendem quando realmente necessário. Em todo o edifício, é priorizado o uso de lâmpadas LED. Todas essas iniciativas promoveram uma economia de 14% no consumo de energia do empreendimento.

 

A rede McDonald's conta com mais dois restaurantes verdes no mundo, em Chicago (EUA) e em Lindora (Costa Rica).

Fonte: Revista PEGN.

 


 

- Mc Donald's certificado pelo LEED

 

Voltando da praia neste final de semana, parei no Mc Donald's da Riviera e tive uma surpresa boa!

 

Talvez eu estava desatualizada com a notícia, mas essa é a primeira unidade sustentável da lanchonete na America Latina. Então decidi pesquisar, e descobri o seguinte:

 

- A construção segue as diretrizes da GBC e por isso tem selo LEED.
- Eles utilizam aquecimento solar para a água e a iluminação é favorecida por uma maior área de janelas e paredes de vidro, com sensores e automação do sistema de energia para melhor aproveitamento da luz natural.

 

- Os vidros têm uma película para não comprometer a eficiência do ar condicionado, e os equipamentos usam fluído refrigerante ecológico, que elimina completamente o CFC.

 

- Na parte hidráulica, as valvulas de descarga tem duas opções de fluxo, e a água da chuva será utilizada para os mictórios. Além de torneiras e registros automáticos.

 

- No paisagismo, foram plantadas mudas nativas, que não precisam ser regadas constantemente.

 

- Eles fazem a coleta seletiva do lixo (inclusive, nós clientes, devemos separar o lixo das nossas bandeijas).

 

- Os pisos são compostos de concreto, borracha e até vidros de lâmpadas fluorescentes. A tinta é de base mineral e dispensa o uso de massa corrida, os tijolos são de demolição e toda a madeira usada é certificada.

 

Bom, esses são alguns dos pontos que me chamaram mais a atenção. Pelo visto os próximos Mc's seguirão a mesma linha de construção.

Fonte PINI web

 


 

- Restaurante Verde do Mc Donald ´s

Local: Riviera de São Lourenço, Bertioga,SP

Arquitetura e Projeto: Luciana Martelo e Frank Siciliano e Marcelo Todescan

Consultoria: CTE e CRIS

Construtora: Enplatec

 

O Mc Donald Riviera de São Lourenço será o primeiro restaurante da América Latina que reunirá em sua construção e arquitetura tecnologias de baixo impacto com a adoção de fontes de energias renováveis, manejo sustentável da água e materiais de construção como bambu, madeira certificada e outros. espera reduzir por ano 14% do consumo de energia, o equivalente a 50 mil KW, e economia de 217 mil litros de água, cerca de 50%. A iluminação solar responderá por 2,5% do total da energia consumida. Este Projeto segue as especificações das normas de certificações LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).

Segue abaixo alguns dos diferenciais adotados. www.crismcdonaldriviera.blogspot.com

 

 

 

 


SHOWROOMS LEPRI:

D&D Shopping

Av. das Nações Unidas, 12.555
Loja 207|Térreo - Brooklin Novo - SP
CEP 04578-000

(11) 5506-1390

ded@lepri.com.br

AL. Gabriel Monteiro

Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1064
Jardim América - SP
CEP 01442-000
Vallet no local e Estacionamento
Conveniado - MOABI PARK
Al. Gabriel Monteiro da Silva, 997

(11) 3789-5050

lojagabriel@lepri.com.br

PISOS E REVESTIMENTOS

» Produtos
» Simulador
» Projetos
» Cases